É quase impossível falar de marketing digital sem mencionar o Google Analytics como uma ferramenta importante na busca de melhores resultados. Mas, afinal, para que exatamente serve o Google Analytics (GA)?
O objetivo principal desse recurso é entender as características comportamentais dos usuários.
Podendo ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog, o sistema – que é gratuito, vale lembrar – não apenas faz a leitura de quantas pessoas acessam o seu site, mas também analisa de que forma os usuários se comportam ao navegar pelas páginas e seções.
Essas constatações são feitas por meio de dados que vão desde a quantidade de pessoas que visitam a página e o tempo que permanecem em cada sessão, até a avaliação do desempenho de uma campanha específica de marketing.
É com base nas informações coletadas através do GA que é possível verificar se os visitantes estão fazendo exatamente o que se espera, e se não, o que pode ser feito para corrigir o problema.
Principais recursos do Google Analytics
O sistema contempla uma ampla função de análise de dados, mas aqui destacamos algumas opções mais comumente usadas:
- Número total de visitantes, visitante único e visitantes que retornam ao site;
- Comportamento dos visitantes do seu site enquanto navegam nele;
- Origens de tráfego – De onde estão vindo os acessos que chegam ao site;
- Metas – Quais as metas traçadas para o site foram atingidas;
- Taxa de conversão das ações de marketing executadas;
- Marketing – Quais as campanhas de marketing que proporcionam melhor resultado;
- Mídias Sociais – Quais de suas ações em redes sociais lhe trazem maior acesso;
- Resultados de e-commerce – Como anda o desempenha da sua loja virtual.
Google Analytics no e-commerce
Se o seu negócio inclui loja virtual, o uso do Google Analytics se torna ainda mais recomendado, por ter funções específicas para o comércio eletrônico. Além de ferramenta de monitoramento dos resultados de campanhas digitais, pode-se considerar que o sistema funciona como um verdadeiro termômetro de resultados.
Por meio das informações que ele proporciona é possível analisar o desempenho de vendas de cada produto em uma loja virtual, e, com base nas informações, melhorar desempenho.
Também é possível saber que tipo de ação de marketing digital está proporcionando o melhor resultado e também o valor desse retorno, o que faz que tenhamos compreensão para decidir quais são os canais de maior potencial de conversão.