Entenda a importância do logotipo para firmar a identidade visual da sua empresa!
Se você quer sua marca ou empresa reconhecida por seus consumidores, é muito importante ter uma identidade visual definida – isso torna a identificação de seus produtos e/ou serviços muito melhor.
O que nem todos sabem é que por trás de um logotipo existe muito estudo – não é tão simples quanto parece; afinal, estamos falando de um dos pontos mais importantes de uma marca: a aparência.
A criação do logotipo envolve design, psicologia, teorias de cores, composição, análise sobre o conceito que a sua marca quer passar para o consumidor/sociedade e entre outros aspectos. Somente após tudo isso, conhecendo bem a empresa, os produtos, serviços e público-alvo, será possível criar um logotipo bonito, funcional, que esteja adequado ao perfil da empresa e de seus clientes.
Qual é a diferença entre logotipo e logomarca?
Muitas pessoas pensam que logotipo e logomarca são a mesma coisa, mas não são! Para isso, precisamos explicar o conceito de ambos.
A grande parte dos logos são compostas por dois itens: uma parte escrita e um desenho, porém isso não é uma regra; há exceções – existem logos que são formados apenas por desenhos ou apenas por escrita.
Uma imagem composta por um símbolo (desenho) e por tipografia (escrita) é considerada um logotipo. O logotipo é o produto gráfico resultante do design, ele também pode ser definido como a imagem da marca.
Como já dissemos, nem todas as marcas têm um logo com imagem ou símbolo e a parte escrita estilizada; existem empresas que apresentam apenas um símbolo e ele é tão forte que não há necessidade da parte escrita – quer um exemplo? A Shell! A concha vermelha e amarela representa muito bem a marca que não há necessidade de ter o nome da empresa no logotipo.
Já a logomarca é uma palavra praticamente inexistente no vocabulário dos profissionais do mercado de design e publicitário, mas é usada por clientes que a confundem com a palavra logotipo. Muitos a consideram um neologismo, ou seja, uma palavra que foi inventada, abrasileirada, para a representação de uma nova forma de logotipo.
Podemos entender melhor analisando a etimologia da palavra logomarca. O termo é formado pela união de duas palavras: logo + marca – “logos” vem do grego e significa significado/conceito; marca origina-se da palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado do termo “logo.” Sendo assim, ao pé da letra, logomarca significaria “significado do significado” – o que não faz sentido. Portanto, logomarca não existe!
Confie em quem sabe fazer!
Ao criar a identidade visual de sua empresa/marca, opte, sempre, por profissionais qualificados – assim, você terá certeza de que atingirá o seu público-alvo com logotipo e identidade visual sólidos e estruturados para o perfil do seu negócio.
A Sheik Agência tem profissionais de alta expertise, (nos mais variados setores do design e marketing) capacitados para oferecer a solução mais assertiva para o seu negócio!
Entre em contato com a equipe, conheça nosso trabalho e venha fazer parte do nosso time.