O ícone que lembra a estrutura do Jogo da Velha (#) é um tipo de marcação que funciona para associar uma informação a um tema ou discussão. Além disso, dentro do Instagram e do Twitter, as hashtags têm uma força considerável para aumentar as visualizações. Através das hashtags também é possível “pesquisar” fotos por interesses, locais ou pessoas. Sendo assim, neste artigo, você entende qual a melhor maneira de usar a hashtag de maneira certa.
Alguns cuidados ao usar
o Instagram, por exemplo, investiga periodicamente as hashtags e com isso, algumas delas podem ser suspensas ou banidas definitivamente. É o caso do #sextou, usada por brasileiros para comemorar a chegada da sexta-feira, teve seu uso limitado pelo Instagram após estrangeiros publicarem fotos e vídeos pornográficos com essa hashtag.
Outra prática que não é recomendada: o exagero na hora de postar com hashtags. Além de ficar esteticamente feio, colocar as 20 disponíveis para um post, ao contrário do que se pode pensar, diminui o alcance.
Para piorar, há quem use 2, 3 grupos de 20 hashtags no post e depois nos comentários. A prática fere as diretrizes do Instagram.
Não coloque todo o conteúdo em forma de hashtag
A primeira boa prática, e uma das mais importantes, é não ter mais hashtags do que palavras na postagem.
#IssoMesmoQueVoceAcabouDeLer
Além de dificultar a leitura e a compreensão, hashtags muito longas especificam até demais o conteúdo e acabam diminuindo o volume de pesquisas.