O que é o Inbound Marketing?
O marketing direto convencional deu lugar ao marketing de relacionamento e essa transformação fez com que as empresas deixassem de oferecer diretamente seus produtos e serviços para então construir pontos de relacionamento com seus clientes, e é por isso o Inbound Marketing passou a ser tão necessário.
O que acontecia antes, era que as pessoas não tinham acesso ao conhecimento e informações relevantes sobre um determinado produto/serviço, fazendo com que a venda dependesse quase 100% da abordagem do vendedor. Mas essa realidade mudou e hoje existe um mundo de conteúdos acessíveis, uma extensa troca de informações entre consumidores, reviews de produtos e serviços, fóruns etc.
É possível saber tudo sobre um produto antes mesmo de conversar com um vendedor. Agora o consumidor decide o que e quando quer comprar algo.
Diante das mudanças na comunicação e na abordagem de venda, nasce o Inbound Marketing, ou o que muitos conhecem como o “novo marketing”. Seu foco principal, em contraste com o Outbound Marketing ou o “velho marketing”, é no desenvolvimento da jornada de compra de um potencial cliente, desde a sua atração até a retenção, respeitando, construindo e entendendo o momento ideal para fechar negócio.
Passos do Inbound Marketing
Como o Inbound Marketing é uma metodologia de marketing digital com foco em resultados, seus passos e ações são divididos em etapas de um processo maior, que formam o que chamamos de funil de vendas, ou, em alguns casos, funil do marketing.
O funil divide os estágios que um potencial cliente deve passar até o momento de compra. Basicamente funciona assim:
Atrair
Etapa focada em desenvolver a atração de visitantes qualificados (possíveis clientes) para os canais digitais da empresa. Em linhas gerais, essa etapa tem o objetivo de gerar tráfego para colocar a máquina para rodar.
Converter
Etapa em que ocorre a transformação de um visitante para lead por meio de uma conversão (preenchimento de formulário). Tais ações se caracterizam por capturar informações dos visitantes, normalmente ofertando algo em troca (como um e-book, webinars ou algo do interesse do possível cliente).
Relacionar
Passo em que se desenvolve o relacionamento entre a empresa e um prospect, conduzindo-o pela jornada de compra até o momento ideal de uma abordagem comercial.
Vender
Após a entrega de oportunidades para o time de vendas, cabe a esse fazer uma abordagem consultiva e fechar novas contas. Com o trabalho do marketing na geração de interesse, esse processo é facilitado.
Analisar
É parte essencial do funil de vendas, presente em todas as suas etapas como forma de entender e otimizar ações para manter as saídas com bom funcionamento.
Reter
Estágio nem sempre citado, porém de grande relevância, com foco em reter os clientes adquiridos e estimular novas compras.
Fica a dica
Compreender o processo de Inbound Marketing garante uma boa gestão dos resultados alcançados e impacto positivo no seu negócio e de seus clientes. Por isso, cada etapa do funil é extremamente importante para o desenvolvimento de ações direcionadas e alinhadas com os resultados esperados.
Quer encontrar mais informações sobre esse tema, você pode encontrar em nossas redes sociais, em nosso canal do YouTube ou ouvindo o nosso podcast que está disponível em todas as plataformas de áudio. Acesse os links abaixo para escolher a melhor opção para você!